ESPAÇO YOGA MÁRCIA PAVÃO

ESPAÇO YOGA MÁRCIA PAVÃO
YOGA TERAPIA HORMONAL - YOGA

9 de nov. de 2016

Yoga e Contação de História na Biblioteca"


A  história sempre esteve presente na cultura de um povo,  é uma maneira de estabelecer seus  ensinamentos  de forma potente e prazerosa, assim aconteceu na Índia, país onde nasceu o Yoga.
Yoga tem como base a prática de princípios éticos como: a não violência, a sinceridade, a habilidade em desenvolver  sentimentos de contentamento, paz, respeito, amorosidade  por si e pelo próximo, dentro deste contexto, a  história nos dá a possibilidade de trabalhar com valores humanos de forma lúdica, sem o apelo moralista.
 Em Yoga,   praticamos também:   posturas,  respiração, técnicas de atenção e concentração, todos esses componentes são preliminares para a meditação. As posturas tem efeito psicofísico sobre nosso sistema, isto é, atua no corpo físico e no corpo emocional da criança/indíviduo. Você já ouviu a expressão “o corpo fala”? Essa frase quer dizer que, o corpo é a expressão das nossas emoções, que as tensões psíquicas se manifestam no corpo através de tensões musculares. Com a prática das posturas a criança experimenta formas corporais divertidas que imitam a natureza como, por exemplo, a postura do leão que libera tensões de músculos profundos do pescoço e  da garganta ( quantas vezes deixamos de falar, de expressar nossas vontades? essa negação gera tensão e podem ser liberada dessa forma, praticando a postura do leão); a saudação ao sol   é uma sucessão de movimentos de expansões e flexões que trabalha o elemento flexibilidade, na saudação ao sol também alongamos e liberamos  os músculos peitorais  que se retesam  quando sentimos medo, tristeza ou vergonha, a via é dupla, da mesma maneira que as emoções atuam no corpo, o corpo também pode atuar nas nossas emoções, tornamo-nos mais flexíveis, fortes, felizes, expansivos, equilibrados, etc. Assim como nas posturas as emoções também se manifestam na respiração. Como você respira quando está com medo? E  quando está ansioso ou triste? A respiração do bebê ou diafragmática tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso,  é uma respiração expansiva que promove massageamento interno.  Quando a criança observa a sua respiração passa a interferir na mesma, inicia-se um movimento de introspecção, de olhar para dentro de si, isso desenvolve um estado de atenção e concentração, quando estamos focados na respiração vivenciamos o momento presente, a criança experimenta momentos de silêncio e percebe que o silêncio é confortável também. Essas são algumas observações que despertamos na criança durante a prática, ela aprende que por meio de determinados exercícios pode modificar um estado de humor ou acessar um estado de atenção.
A criança de hoje vive a era da velocidade, da tecnologia, são estimuladas de forma excessiva a ponto de ficarem cansadas, hiperexcitadas, recebem diagnóstico de hiperatividade ou déficit de atenção, fazem uso de medicamentos, isto não está certo, nem sempre é necessário tomar medicamento. Yoga trás a possibilidade de ensinar  a criança (e adultos) a fazer uso de recursos simples que estão presentes em nós mesmos (autonomia), é possível diminuir o ritmo interno e abrir espaços internos  para  a criatividade através dos exercícios propostos e de boas histórias.
Quanto ao  projeto   Yoga e Contação de História na Biblioteca" ele vai indo muito bem, além dos benefícios citados pela prática do Yoga, a Biblioteca  vem sendo bem ocupada, habitada  por   crianças curiosas que adoram circular por seus corredores de estantes que dispõe de muitas histórias.
O Projeto acontece na Biblioteca Temática “ Hans Christian Andersen”  desde 2015, 
As aulas acontecem sempre no terceiro sábado de cada mês às 14h.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 4142

Um abraço. Namastê!!
Profª Márcia Pavão
marciapavaoyoga@gmail.com



Cel. (11) 99704-9436

Nenhum comentário: