ESPAÇO YOGA MÁRCIA PAVÃO

ESPAÇO YOGA MÁRCIA PAVÃO
YOGA TERAPIA HORMONAL - YOGA

4 de jul. de 2018

AULA REVISÃO DE YTH PARA MULHERES & OFICINA DE JALANETI (PURIFICAÇÃO DAS VIAS NASAIS)


“OFICINA DE JALANETI
Procedimento de purificação das vias nasais
Por Márcia Pavão



Apresentação

Jalaneti é um método terapêutico de purificação das vias nasais  bastante utilizado por praticantes de yoga e na medicina ayurvédica.  Consiste em lavar e purificar  - de forma lenta - as narinas  e os seios da face. Para esse procedimento utilizamos  soro fisiológico e lota (utensílio de porcelana).
As vias nasais são nosso primeiro ponto de contato com o ambiente externo. É,por essa via que acontece a  primeira fase de todo processo  respiratório sendo, portanto,  um ponto de vulnerabilidade, pois entramos em contato com forças externas. Por isso é de vital importância  as vias  respiratórias estarem desobstruídas, adaptadas e fortalecidas. Para isso o Jalaneti é bastante indicado.
A purificação através desse método se faz em nível denso  e sutil.
Em nível denso, limpa as vias nasais e seios da face  adaptando essas estruturas a  agentes poluentes do ar, hidratando-as e protegendo do ressecamento nasal causado por climas secos. É indicado  para todas as pessoas, inclusive as portadoras  de alergias, rinites, sinusites e bronquites.
Em nível sutil:  as  narinas e o seios da face são o primeiro lugar do corpo em que a energia prânica (energia vital sutil) é absorvida de forma instantânea. Isso quer dizer que o prana  chega ao cérebro e orgãos dos sentidos de forma direta, “acende” o cérebro e a mente, sentimos  clareza mental.  Narinas livres possibilitam a entrada de maior quantidade de prana e isso interfere na nossa vitalidade. Por outro lado, seios da face que não funciona adequadamente prejudica a absorção de prana e diminui a vitalidade.

Facilitadora Professora Márcia Pavão

Informações e Inscrições
marciapavaoyoga@gmail.com



(11) 99704-9436 (whatsaap)

Nenhum comentário: